Na quarta-feira dia 14, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.
O município de Santa Brígida está na 17ª posição no ranking entre os Municípios do Território Nordeste II, com um dos piores desempenho, onde registrou o índice de 4,5 nos anos iniciais e 3,7 nos anos finais, à frente apenas do município de Sítio do Quinto, que obteve índice de 4,6 nos anos iniciais e 3,6 nos anos finais.
Ao todo são 18 cidades que compõem os Municípios do Território Nordeste II na Bahia. A cidade de Adustina teve o melhor desempenho com o índice de 6,0 nos anos iniciais e 5,7 nos anos finais.
O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:
Veja no gráfico abaixo os índices dos 18 Municípios do Territórios Nordeste II com o resultado do Ideb de 2023