O ex-prefeito do município de Jeremoabo, Tista de Deda (PSD), vem enfrentando uma série de desafios na Justiça Eleitoral, para o registro de sua candidatura na tentativa de concorrer às eleições de outubro.
Na certidão de cartório em processo no eleitoral de registro de candidatura, consta que, transcorreu, em 12 de agosto de 2024, o prazo para Impugnação, tendo sido apresentadas, tempestivamente, as Notícias de Inelegibilidade, bem como uma ação de Impugnação de Registro de Candidatura.
A sombra da inelegibilidade paira sobre Tista, com um processo em curso no TRF que poderia inviabilizar sua candidatura. O julgamento, que ainda não ocorreu, representa um risco significativo, especialmente considerando a proximidade das eleições. Caso a decisão seja desfavorável, o político poderá substituir seu nome na chapa majoritária possivelmente pelo seu vice, o que pode acarretar em migração de votos para os demais concorrentes do pleito eleitoral
Diante desse cenário incerto e turbulento, o eleitorado de Jeremoabo demonstra crescente desconfiança em relação ao grupo liderado por o ex-prefeito. As mudanças políticas e os desafios enfrentados por ele têm impulsionado uma tendência de rejeição, deixando em aberto o destino das eleições locais.