A política do presidente Lula e do governador Jerônimo tem mantido os parâmetros de honra e gratidão com seus mais leais aliados ao longo da história da política do Brasil. A palavra “gratidão” tem sido o marco predominante do presidente da República neste seu terceiro mandato, e o próprio governador da Bahia, tem dito que nestas eleições municipais, vai reconhecer e apoiar os que “ comeram poeira nas eleições de 2022”.
No município de Jeremoabo, o grupo político do prefeito Deri do Paloma, tem sido preponderante no resultado das eleições de 2022 na campanha de Jerônimo e do presidente Lula. O prefeito demostrou sua total lealdade e compromisso, ganhando respeito e absoluta confiança do governador. Resultado disso tem sido os inúmeros investimentos para o município na área da Saúde, Educação, Infraestrutura e na Agricultura, ou seja, o Estado tem sido um grande parceiro na gestão do prefeito Deri.
Mesmo com o Diretório Municipal do PT, oficializando a pré-candidatura de Fábio da Farmácia, para prefeito, o governador tem sinalizado que estará ao lado do grupo político do prefeito, que tem como pre-candidato Matheus de Deri.
Por outro lado, o grupo de Tista de Deda, esse de forma alguma terá chances de se reaproximar do governador Jerônimo, na tentativa de ter seu apoio, após declarar adesão a ACM Neto em 2022. Mesmo com arrependimento de choros e súplicas, não será suficiente para reconquistar o espaço que um dia já teve, pelo simples fato de não ter gratidão, no mento que deveria ser grato.