Com a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo a principal causa de queda na arrecadação das cidades em todo o Brasil, prefeitos do interior da Bahia pedem socorro ao Governo Federal.
O FPM, uma transferência constitucional da União para os estados e para o Distrito Federal, teve uma redução significativa no valor das parcelas, segundo a Amupe. Em julho deste ano as prefeituras teriam recebido 34% a menos do que julho de 2022. Em agosto, a redução seria de 22% em relação ao ano mesmo mês do ano anterior.
Neste vídeo, os prefeitos dos municípios de Adustina, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Novo Triunfo, Coronel João Sá, Olindina, Antas, Sítio do Quinto, Paripiranga, Cícero Dantas, Itapicuru, Banzaê, Sipó, Fátima e Ribeira do Pombal, apresentam as dificuldades enfrentadas pela escassez de recursos para manter os serviços considerados essenciais nas prefeituras, bem como a garantia do pagamento da folha dos servidores, para que não haja a necessidade de demissões em massa.