Cícero, é o mais novo herói da pátria brasileira. O cearense teve o nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas do Brasil, um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do país.
A proposta de pôr o nome do padim, como é chamado pelos fiéis, no livro foi sancionada pela Presidência da República nesta terça-feira (10). O projeto de lei, de autoria do deputado José Guimarães (PT), foi apresentado em fevereiro de 2020 na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado em maio de 2023. O texto seguiu para o Senado, onde foi aprovado no dia 14 de setembro, e depois para a Presidência.
“Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”, defendeu Guimarães. No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Cid Gomes (PDT), que apontou que “a influência de Padre Cícero e seu reconhecimento como homem bom e caridoso foram sedimentados na cultura nordestina”.
Conforme o Senado, o Livro dos Heróis e Heroínas “registra o nome e homenageia os brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo excepcionais”.
Com informações de Assis Ramalho