Há também diferenças entre o rendimento médio por gênero na Bahia. Enquanto a média salarial dos homens é de $$ 2.254, a das mulheres é de R$ 2.032, resultando 9,9% a menos.
Segundo especialistas, os baixos rendimentos podem ser explicados, em parte, pelo grande número de trabalhos informais, que costumam ser associados a salários menores. O número de trabalhadores informais na Bahia teve um aumento de 1% entre 2023 e 2024, o que representou mais 34 mil pessoas na informalidade, no período.
A taxa de informalidade no estado é de 51,4%, sendo a 6ª taxa de informalidade mais elevada dentre os 27 estados, em um ranking liderado por Pará (58,1%), Piauí (56,6%) e Maranhão (55,3%).
Em entrevista à TV Bahia, Joseval de Jesus relatou que trabalha há mais de dez anos com reciclagem. Ele é trabalhador autônomo, ligado a uma cooperativa e disse que sua jornada é de segunda a sexta-feira, em média oito horas por dia. Ele consegue garantir uma renda equivalente ao salário mínimo, que atualmente é R$ 1.518.
Com informações do G1 Bahia