O código de endereçamento postal (CEP) tem um papel importante na identificação de casas, fazendas, edifícios, empresas e órgãos públicos, sendo criado e utilizado pelos Correios. Apesar dessa função primordial estar disposta na lei dos serviços postais, ela não se encontra aplicada de forma efetiva em todo o território nacional.
Diante dessa realidade, em Paulo Afonso, alguns bairros, falta de endereçamento tem dificultado a entrega de correspondências, impedindo que os pedidos sejam entregues, provocando atrasos ou impossibilitando a entrega, havendo a necessidade do cidadão se deslocar até o centro da cidade para retirada dessas encomendas nas centrais de distribuição dos Correios, localizadas na Rua da Providência, 192 – Perpétuo Socorro e Av. Eraldo Rocha, 63 – Prainha.
Moradores de bairros como: Barroca, Sargento Jaime, Dom Mário Zaneta, Balança, Josefino Teixeira e Siriema III, relatam que, frequentemente, suas correspondências não chegam ao destino correto ou são devolvidas aos remetentes devido à falta de informações precisas.