Secretário-geral do PP da Bahia, o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro disse nesta terça-feira (22) a este Política Livre que o partido só deve se posicionar sobre quem irá apoiar em 2026 no mesmo ano da eleição. Para o dirigente, que se reuniu hoje com os presidentes da sigla no Estado, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, e em Salvador, o secretário municipal de Governo, Cacá Leão, a cúpula partidária deve respeitar as duas correntes internas em prol da unidade.
“Vamos deixar para tratar de chapa majoritária de 2026 em 2026. Agora, finda a eleição municipal, a primeira coisa que acho que devemos fazer é nos reunir para organizar o partido visando a disputa eleitoral para deputado federal e estadual. Esse deve ser o objetivo número um do partido. Temos também que ajudar nossos 41 prefeitos eleitos, inclusive na montagem dos governos, e atuar para que a nossa unidade, que é o mais importante, seja mantida”, declarou Jabes.
O secretário-geral do PP garantiu que o apoio integral do partido ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) não foi assunto do encontro de hoje entre ele, Mário Júnior e Cacá Leão. A adesão total é um desejo dos seis deputados estaduais do partido. Mário Júnior também já disse que pretende conversar com Jerônimo sobre o assunto, pois existe interesse do governador em ter o PP por inteiro na base aliada, inclusive com um espaço no primeiro escalão.
“O que eu acho que é se o governador quiser dar um espaço ao PP por desejo dos deputados estaduais, que o faça. A mesma coisa vale para o prefeito Bruno Reis (União) em Salvador. Não há nada que impeça. Mas isso não significa amarras para 2026, eu acredito. É muito prematuro assumir uma posição agora”, pontuou Jabes.
“Hoje, o PP tem essa divisão interna: um setor defende uma aproximação mais intensa do governo. Outro setor compreende que, até pelo resultado das urnas, em que o União Brasil ficou fortalecido, defende que fiquemos ao lado deste partido. O importante é que saímos da eleição municipal fortalecidos e temos que garantir a unidade agora e para 2026, pois isso é vital”, complementou Jabes.
Vale lembrar que o PP ocupa hoje diretorias do Detran por indicação dos deputados estaduais Niltinho e Eduardo Salles, filiados à legenda. Os membros do partido na Assembleia Legislativo, no entanto, reivindicam um espaço maior. Em Salvador, a legenda ocupa a Secretaria de Governo com Cacá, mas deve ampliar a ocupação na gestão, como pleiteam os vereadores pepistas.
Com informações do Política Livre