A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (8), o registro da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Zalika, da Índia. Conhecido popularmente como Covovax, o imunizante que é monovalente utiliza tecnologia recombinante e aguardava aprovação desde abril de 2022 da agência brasileira.
Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a vacina foi aprovada para ser utilizada em pessoas com mais de 12 anos de idade. Já a aplicação é de duas doses, com uma diferença de 21 dias entre a 1ª e a 2ª. O reforço deve ser aplicado seis meses depois da primeira aplicação.
A Covovax tem a mesma tecnologia da vacina de Oxford. A ferramenta foi bastante utilizada no começo da cobertura vacinal no Brasil. A fórmula usa fragmentos alterados da proteína S (spike), que o vírus utiliza para invadir a célula. Com os fragmentos, a vacina auxilia o corpo a treinar sua produção de anticorpos.
Um dos estudos de fase 3 do imunizante analisou a eficácia da vacina e demonstrou eficácia de 90,4% para prevenir a Covid-19. Um outro estudo da fase 3, conduzido no Reino Unido, registrou eficácia semelhante, de 89,7%.
Já em adolescentes de 12 a 17 anos, a eficácia obtida de idade foi realizada nos Estados Unidos. Neste estudo, o valor estimado de eficácia foi de 79,5%. A Anvisa pediu também que a fabricante faça atualizações de seus registros para agir contra as novas variantes da Covid-19.
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil