21 de novembro de 2024

No Nordeste, cidades do Piauí estão em alerta por causa da seca; escassez de chuva devastou as plantações e os animais estão morrendo de sede e fome

Postado por:

Facebook
WhatsApp
image

No Nordeste do país, quase metade do estado do Piauí está em alerta por causa da seca. Alguns municípios já enfrentam racionamento.

Rios, açudes, barragens…Nem os grandes reservatórios resistem à estiagem prolongada. Muitos secaram e em outros a água está no fim. A escassez de chuva devastou as plantações e os animais estão morrendo de sede e fome.

“Para o agricultor, para o criador, pecuarista, a situação é triste. Porque nós não temos pastagem para os animais e a água”, diz Luís Nobre, agricultor.

A falta de chuva também já compromete o abastecimento de água em 15 municípios no sul do estado.

A barragem da Salgadinha foi construída para abastecer os quinze mil moradores do município de Simões, mas por causa da estiagem prolongada o reservatório secou praticamente inteiro.

Com a torneira vazia, muita gente tem que comprar água potável. O caminhão -pipa com sete mil litros chega a custar R$ 700. Algumas famílias deixam de comprar comida para ter água em casa.

Com informações do Diário do Nordeste

Deixe seu comentário